terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conhece-te a ti mesmo! Justificativa.

Com a experiência que os anos de vida nos dá, entendendo e compreendendo bem os conflitos humanos, me reporto a transição na minha juventude para a maturidade.

Naquela ocasião, eu estudante de engenharia, tinha como um dos meus melhores amigos um estudante de psicologia. Sem recursos para comprar livros, passei a ler os livros de psicologia deste amigo. Isto despertou em mim a pesquisa sobre saber quem eu era como pessoa. Minhas virtudes de minhas fraquezas.

Acabei por juntar uns trocados e comprar um livro mais acessível ao meu conhecimento. Na verdade na busca de auto me conhecer, comprei, li e reli o livro da Karen Horn, "Conhece-te a mesmo". Desde então, nunca mais fui um desconhecido de mim mesmo.

Finalmente, participando de um concurso nacional para uma bolsa de estudos na Universidade de Harvard, fui classificado no teste psicológico, exatamente por discursar sobre a escolha e a importância do livro da Karen Horn. Fui estudar em Harvard, não por cursar engenharia, mas por estar atento a necessidade do auto conhecimento.

Nos dias de hoje, quando vejo pessoas tomadas por frustrações, sem saber como sair delas, transformando a frustração em raiva, sem saber que a maior parte deste sentimento provem do seu injustificado sentimento de inferioridade, ou por se sentir ameaçado por algo que na verdade não lhe ameaça, revigoro minha convicção que nada é tão importante para a evolução do ser humano do que entender o seu eu, a sua condição humana.

Então, vou continuar postando algumas mensagens fora do tema fotografia, na certeza de que é impossível se fazer uma boa fotografia se você não está em paz consigo mesmo.

Nenhum comentário: